UNIFRAN: uma história de sucesso

Mantida pela Associação Cultural e Educacional de Franca – ACEF -, a Unifran foi fundada em 26 de janeiro de 1970, idealizada por dois empreendedores da educação, Abib Salim Cury e Clovis Eduardo Pinto Ludovice. Já em 1975, com o sucesso do empreendimento, ampliou seus cursos, incorporando a Faculdade Pestalozzi e a Faculdade de Filosofia do Ateneu Francano.

Desde sua fundação, até hoje, caracteriza-se por ser uma instituição de ensino superior voltada para o futuro, buscando sempre a modernização da infraestrutura física, acervo bibliográfico e dos recursos pedagógicos. Movimenta-se no sentido de disponibilizar serviços de qualidade para acadêmicos, professores, profissionais e toda a comunidade.

Em 1975, a Unifran contava com apenas 400 alunos; atualmente são mais de 16 mil, espalhados entre cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), tecnológicos, a distância, especializações, mestrado e doutorado, que abrangem todas as áreas do conhecimento humano.
A data histórica de destaque da Unifran recai sobre 25 de agosto de 1994, quando o conjunto de cursos oferecidos e a organização administrativa interna transformam-se em Universidade de Franca, por meio da Portaria nº 1.275, tendo em vista o Parecer do CFE nº 615/94.

A partir dessa data, o crescimento da Unifran deu-se sob tal perspectiva que Franca e região se beneficiaram com sua influência. A cidade, acolhendo milhares de alunos oriundos de diversas localidades do país, começou a mudar perfis de sua urbe: de exclusivo centro calçadista, agregou a este status o de prestadora de serviços diversos; além de cidade universitária, viu incrementada a prática de ensino superior, pesquisa, extensão universitária e prestação de serviços à comunidade, graças aos aspectos acadêmicos de formação de pessoal qualificado, o que interferiu positivamente nos seus índices econômico, político e social.

A Unifran, em seus 40 anos de história, já formou mais de 35 mil profissionais. Abriga mais de 500 docentes, cuja titulação ultrapassa 60% de mestres e doutores.

Numa avaliação institucional realizada com egressos da Unifran, constatou-se que 70% dos profissionais aqui formados estão atuando em suas respectivas áreas de conhecimento e, entre eles, mais de 80% veem suas expectativas de mercado atendidas. (Pesquisa realizada pelas Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão).

Os laboratórios instalados na instituição são referência em excelência. O campus universitário é atendido por rede wireless, com mais de 1.600 pontos de rede de internet. Os convênios mantidos com instituições de Franca e região atendem à demanda de nossos estagiários, que exercitam módulos da formação profissional e colocam em prática a teoria vista em sala de aula. E para conferir níveis de excelência a essa prática, a Unifran renova, a cada ano, e incrementa seu projeto pedagógico e o plano de desenvolvimento institucional.

A ACEF, mantenedora da Universidade de Franca tem por objetivos: a) manter e desenvolver a educação, o ensino, a pesquisa e a extensão em padrões de elevada qualidade, nos termos da legislação pertinente e da orientação do MEC; b) formar profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, com base na ética e na consciência ambiental e de cidadania.

Falta incluir o seu nome em nosso currículo. Por isso todos os alunos, calouros e veteranos, serão sempre bem-vindos à nossa instituição que torna, cada vez mais, o seu ensino superior.

Comments are closed.

http://www.unifran.br/