Pesquisa da Unifran analisa substância presente no orégano para doenças no fígado

O recente criado laboratório de genética e biologia molecular da Unifran, conseguiu aprovar junto a FAPESP*, mais um projeto de mestrado, desta vez, intitulado “avaliação do efeito do ácido rosmarínico sobre a esteatose hepática não alcoólica induzida por dieta hiperlipídica em ratos wistar”. A nutricionista e aluna do mestrado em Ciências da Unifran, Carolina Cristina de freitas, orientada pela professora doutora Raquel Alves dos Santos, pretende trabalhar uma substância natural presente em vários condimentos como o orégano e salvia, chamado ácido rosmarínico.

Pioneira no isolamento do ácido rosmarínico, a Unifran, por meio do professor doutor Wilson Roberto Cunha, tem se destacado no avanço por novos caminhos de investigação para problemas biológicos que afetam a população mundial. Uma delas é o que a professora Raquel, e sua orientanda, vêm trabalhando: a doença hepática gordurosa não alcoólica, que nada mais é do que gordura no fígado, o que pode evoluir e levar a doenças mais graves como cirrose e câncer.

“Atualmente essa doença é tratada com dietas e atividades físicas, mas não existem fármacos no mercado para isso”, disse Raquel. “E por ser uma substância de fácil acesso, por estarem nos condimentos que mais utilizamos, pretendemos avaliar o efeito desse ácido em ratos”. Ela ainda lembra que toda a pesquisa passou por aprovação do comitê de ética de uso de animais da universidade e deve levar no mínimo dois anos para ser concluída.

*FAPESP: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Processo nº 2012/25358-2. “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a visão da FAPESP”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

http://www.unifran.br/